Mestrado em Engenharia Informática

Apresentação

O objetivo do Mestrado em Engenharia Informática (MEI) é aprofundar e complementar a formação na área das ciências informáticas, garantindo a qualificação de profissionais com conhecimentos de engenharia que lhes permitam integrar equipas com vista à conceção, desenvolvimento e manutenção de sistemas informáticos em diferentes áreas, como a indústria, serviços, telecomunicações, entre outros. O Mestrado tem duas áreas de especialização, Engenharia de Software e  Análise Inteligente de Dados. A primeira aborda todas as questões relacionadas com a conceção, planeamento, desenvolvimento e gestão de projetos de software, enquanto que na segunda especialização o foco está na aquisição de competências que permitam trabalhar ao longo de todo o ciclo de vida de armazenamento/integração e análise inteligente de dados em ambiente empresarial.

No segundo ano, o MEI inclui um estágio de natureza profissional em ambiente empresarial, no contexto de uma das empresas parceiras do ISEC, um trabalho de projeto que poderá ter um cariz mais prático e experimental ou de desenvolvimento, ou uma dissertação de natureza científica.

O MEI funciona durante a semana em horário pós-laboral, permitindo o aprofundamento de competências e requalificação de profissionais no ativo. O Curso está organizado em dois anos letivos, estruturado de acordo com os princípios orientadores de Bolonha, num total de 120 ECTS.  

Consultar!

Acreditação e Registo

N.º do Processo:  ACEF/1819/0212107
Grau:  Mestre
ECTS:  120,0
Decisão:  Acreditado
Número de Anos de Acreditação:  6
Data da Publicação:  02-06-2021


 

A3ES - Informação detalhada

Relatório de Autoavaliação

 

Regime de Acesso

As condições de acesso e ingresso são as definidas no Artigo 17.º do Decreto-Lei 65-2018 de 16 de agosto de 2018. Desta forma podem candidatar-se ao MEI: 

a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior na área científica de engenharia informática ou áreas afins de ciência e tecnologia; 

b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na área científica de engenharia informática ou áreas afins de ciência e tecnologia; 

c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico do ISEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado na área científica de engenharia informática ou áreas afins de ciência e tecnologia; 

d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico do ISEC, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos. 

O acesso ao MEI está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num Edital publicado anualmente.

 

Candidaturas

Consultar informação aqui.

 

 

 

 

Saídas Profissionais

A área da Engenharia Informática está em rápida expansão, oferecendo uma diversidade de opções com uma abundância de empregos, como pode ser observado a partir da multiplicidade de anúncios publicados por instituições governamentais, empresariais e outras organizações.  

Os diplomados com este grau de mestre possuem fortes competências para uma rápida e plena inserção no mercado de trabalho em grandes empresas de desenvolvimento de software, de telecomunicações e serviços, de consultoria, do setor financeiro, entre muitas outras. Estarão habilitados a aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de novos problemas profissionais em ambiente de trabalho, e terão capacidade para avaliar e aplicar os conhecimentos na criação de soluções inovadoras. Estarão igualmente aptos a trabalhar e a chefiar equipas multidisciplinares. 

Em concreto, a especialização em Engenharia de Software forma profissionais habilitados para integrar equipas que trabalhem na conceção, desenvolvimento e gestão de projeto de software. Por sua vez, a especialização em Análise Inteligente da Dados forma profissionais com competência para integrar equipas que trabalhem ao longo de todo o ciclo de vida de análise de dados em ambiente empresarial. A formação neste ramo combina competências da área de engenharia de dados e de análise inteligente de dados.

 

Empregabilidade

Tendo em conta que o Mestrado em Engenharia Informática (MEI) entrou em funcionamento pela primeira vez este ano letivo, 2020-2021, a informação estatística atualmente disponível no infocursos, reflete dados do Mestrado em Informática e Sistemas, que antecedeu o MEI.

Dados de Empregabilidade e Outros

 

Perfil e Competências

No final da formação, os graduados do MEI possuirão conhecimentos avançados e especializados numa das seguintes áreas: Engenharia de Software ou Análise Inteligente de Dados. 

As unidades curriculares estão organizadas segundo os princípios do processo de Bolonha, voltadas para a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e com conteúdos estruturados segundo competências chave nos domínios de conhecimento específicos do curso e também da engenharia. O ensino é focado no desenvolvimento de competências, onde a experimentação e a prática desempenham papéis chave. As unidades curriculares promovem a análise e discussão de casos de estudo reais, a participação em trabalhos de grupo, assim como a realização e apresentação de seminários, quer por estudantes, quer por peritos da indústria. O MEI tem uma forte ênfase na ligação ao mundo industrial, contando com a cooperação das mais relevantes empresas da região centro e também de todo o território nacional. O objetivo desta abordagem é formar mestres com fortes competências na análise e conceção de soluções para problemas reais, capacidade de raciocínio, argumentação e decisão, trabalho autónomo e em grupo e proficiência na preparação de documentação e apresentação oral. 

Plano Curricular

Comissão Coordenadora

Presidente:

  • Simão Pedro Mendes Cruz Reis Paredes
      sparedes@isec.pt

 

Vogais:

  • Francisco José Baptista Pereira
      xico@isec.pt

  • Ana Cristina Costa Oliveira Alves
      aalves@isec.pt

 

 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Assuntos relacionados com a Provedoria do Estudante
provedoria@ipc.pt
Telefone: 239 802 350

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Avaliação Docente
avaliacao.docente@isec.pt

Assuntos relacionados com Gestão de CTeSP
ggctsp@isec.pt
Telefone: 239 790 383/385

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
si@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Alumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200