Apresentação
O novo curso de Mestrado, baseado embora nas inevitáveis áreas de conhecimento em Engenharia Civil, carateriza-se pelo seu caráter diferenciador ao implementar novas e urgentes temáticas na formação do graduado em Engenharia Civil que complementam o conhecimento focado na construção e reabilitação urbanas. A oferta nacional, com a implementação da formação bietápica em Engenharia Civil, uniformizou as formações nas diversas IES. Contudo, muitas dessas formações ou apresentam um programa muito abrangente em engenharia civil ou são muito focados em cada uma das vertentes de especialização. A presente proposta de curso tem o potencial de oferecer uma formação ao nível do mestrado que permite compatibilizar a atividade profissional (frequente após a formação do 1º ciclo) com uma formação de mestrado em regime pós-laboral, atrativa, atual e flexível do ponto de vista de opções de especialização. Além disso, integra novas temáticas e paradigmas atuais e fundamentais ao programa do Mestrado.
As caraterísticas diferenciadoras do curso pretendem dar igualmente resposta à urgente necessidade de graduados, promovendo o aumento de formação no setor para minimizar a escassez de graduados em Engenharia Civil, que as empresas e o mercado da construção têm presenciado recentemente. Deste modo, o novo Mestrado torna-se diferenciador dos demais cursos existentes, a nível regional e nacional.
A multidisciplinaridade e interdisciplinaridade de algumas Unidades Curriculares, com a colaboração de outras áreas de conhecimento e de qualificação, dota os graduados do curso de uma visão mais atual e abrangente para dar resposta à crescente complexidade dos desafios na construção e reabilitação urbanas das cidades atuais e futuras. Pretende, também por isso, constituir um contributo do ISEC/IPC à sociedade.
Objectivos
O Mestrado em Engenharia Civil pretende aprofundar os conhecimentos obtidos no primeiro ciclo e, simultaneamente, criar condições para uma atuação profissional especializada numa área eminentemente pluridisciplinar: a construção e a reabilitação urbanas, estando vocacionada para a resolução dos problemas das cidades. Aliás, apenas a intervenção técnica nos vários domínios da Engenharia Civil, tais como as engenharias de tráfego e rodoviária, o planeamento territorial e o desenho urbano, as infraestruturas hidráulicas urbanas, as estruturas, a geotecnia e as tecnologias de construção e de reabilitação de edifícios, bem como outras infraestruturas urbanas, permitirá a resolução dos desafios atuais e futuros relacionados com a sustentabilidade e a evolução tecnológica das próprias cidades.
A visão integrada, e não apenas cumulativa, das diversas áreas do conhecimento que constituem a formação no domínio da construção urbana, permite ao técnico possuir uma visão global da sua envolvente, situação que formações muito especializadas não possibilitam, permitindo, embora, definir os domínios de especialização do interesse do futuro diplomado.
Acreditação e Registo
Grau: Mestre
ECTS: 100
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 6
A3ES - Informação detalhada a disponibilizar brevemente
Relatório de Autoavaliação - a disponibilizar brevemente
Regime de Acesso
O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Civil está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.
Perfil e Competências
Os titulares do Mestrado em Engenharia Civil terão adquirido um conjunto de conhecimentos e desenvolvido competências e aptidões que incluem, mas não se limitam, às seguintes aptidões para trabalhar/chefiar equipas multidisciplinares:
- Conhecimentos técnicos e científicos na gestão, reabilitação, reforço e adaptação do património edificado, respeitando os níveis de segurança, eficiência e satisfações mais atuais;
- Competências associadas às mais recentes ferramentas numéricas e tecnologias, indispensáveis no planeamento, projeto e gestão de empreendimentos;
- Aptidões na análise de dados e informação que possibilitem a exploração de novas soluções e a otimização do funcionamento das redes urbanas;
- Competências de índole ambiental que lhes permitirão equacionar, decidir sobre, projetar e fiscalizar soluções sustentavelmente mais adequadas.
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos à resolução de novos problemas profissionais em ambiente de trabalho, com capacidade para avaliar, ajuizar e inovar em situações novas, com capacidade de aprendizagem autónoma de novos assuntos.