Apresentação
O projecto, construção e manutenção de edifícios exige, ao nível das especialidades de engenharia, o recurso a diversos perfis de formação técnica, correspondendo às necessidades de intervenção especializada nas áreas do aquecimento, ventilação e ar condicionado, redes de gás, redes eléctricas, aspiração central, domótica, comunicações, transmissão de dados, comportamento térmico dos edifícios, segurança, entre outras.
Com efeito, o nível de complexidade que caracteriza os edifícios actuais, torna necessária a conjugação de conhecimentos em vários domínios da engenharia, não existindo no nosso país uma formação específica capaz de integrar essas especialidades. Esta situação não se observa em numerosos países europeus, onde existem, desde há vários anos, perfis profissionais adequados às intervenções necessárias neste âmbito.
O desenvolvimento da nossa sociedade impõe que as estruturas existentes tenham, na sua globalidade, uma adequada capacidade de resposta às exigências actuais, capacidade esta traduzida em competências técnicas e científicas a um nível tão elevado quanto possível.
É também importante salientar que a progressiva especialização dos saberes se traduz, em regra, num estreitamento dos diversos domínios do conhecimento, perdendo-se, em muitos casos, a interdisciplinaridade que é essencial para o adequado desenvolvimento em muitas áreas. Um exemplo típico desta realidade são os edifícios correntes e especiais, que constituem actualmente estruturas particularmente complexas, onde, de forma quase independente, se cruzam praticamente todos os domínios da engenharia, sem que exista uma formação específica que permita enquadrar e interligar estas especialidades.
É neste contexto que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra irá leccionar o ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Eletromecânica - Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios, curso este que, apesar da sua evidente carência, não existe actualmente em qualquer instituição pública ou privada portuguesa, ao contrário do que se verifica de um modo geral na União Europeia, onde são diversas as escolas de ensino superior que já oferecem este tipo de formação, habitualmente sob a designação de “Building Services Engineering”.
Objectivos
O ciclo de estudos proposto, que enquadra e interliga diferentes especialidades, recupera e potencia os benefícios da interdisciplinaridade, traduzindo-se, de forma evidente, numa capacidade de resposta mais eficaz e eficiente às solicitações das organizações e dos cidadãos, aspecto particularmente relevante na sociedade exigente e concorrencial dos nossos dias.
Com este ciclo de estudos pretende-se assegurar aos estudantes uma especialização de natureza profissional, capaz de permitir a intervenção de forma interdisciplinar nas diversas especialidades desta área, nomeadamente em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), redes de fluidos, instalações eléctricas, domótica, comunicações de dados, entre outras, desde a fase do projecto, à construção e manutenção.
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Engenharia Eletromecânica - Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios tem como principais objectivos:
- Assegurar uma especialização de natureza profissional, capaz de permitir a intervenção de forma interdisciplinar nas diversas especialidades da área das instalações e equipamentos em edifícios;
- Formar profissionais capazes de contribuir para a melhoria da qualidade dos edifícios e dos seus equipamentos, nos aspectos de funcionamento, conforto, segurança e utilização racional da energia;
- Suprir uma necessidade premente do mercado, através da formação de profissionais com um perfil abrangente e adequado nas áreas de engenharia relacionadas com instalações e equipamentos em edifícios.
Acreditação e Registo
N.º do Processo: ACEF/1819/0212087
Grau: Mestre
ECTS: 120,0
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 23-06-2020
A3ES - Informação detalhada
Relatório de Autoavaliação
Regime de Acesso
O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Eletromecânica - Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.
Candidaturas Consultar informação aqui.
Saídas Profissionais
Como exemplos de saídas profissionais, apresentam-se as seguintes:
- Projeto, acompanhamento de obra e fiscalização em: AVAC, instalações elétricas e de comunicações, domótica, energias renováveis, eficiência energética, instalações especiais;
- Gestão técnica de instalações;
- Manutenção de instalações;
- Gestão de energia.
Dados de Empregabilidade e Outros
Perfil e Competências
Os alunos deverão ingressar neste curso com uma formação na área de Engenharia Eletromecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica ou em áreas afins, obtida num primeiro ciclo de estudos.
Neste segundo ciclo pretende-se aprofundar os conhecimentos em áreas específicas, elevando-os a um nível avançado e dando-lhes um cariz marcadamente profissionalizante.
As principais competências específicas que se pretende que os alunos adquiram são as seguintes:
- Conceber, projetar, realizar e manter instalações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC);
- Dimensionar e selecionar equipamentos térmicos;
- Conceber, projetar, realizar e manter redes de fluidos;
- Conceber, projetar e realizar sistemas de segurança contra incêndios em diversos tipos de edifícios;
- Projetar, realizar e manter instalações elétricas em edifícios;
- Projetar, realizar e manter instalações elétricas em edifícios inteligentes e no domínio da domótica;
- Projetar, realizar e manter redes de transmissão de informação;
- Projetar, realizar e manter redes de telecomunicações em edifícios;
- Acompanhar e fiscalizar obras das especialidades de Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrotécnica.