Mestrados

Mestrados 

2.º ciclo de formação superior, com duração de dois anos

Calendarização das fases de candidatura ao 2º Ciclo de estudos ministrados no IPC 

Ano Letivo 2022/2023 -  Despacho SC/108/2022  | 

 

 

4ª fase de candidaturas  - DESPACHO SC/309/2022 - EDITAL 4ª FASE

De acordo com o estipulado na Nota n° 1 do Despacho/SC/108/2022, tendo em conta a existência de vagas, faz-se saber está aberta a 4ª fase do concurso de acesso aos Mestrados abaixo elencados, com o calendário que se indica:

 

VAGAS

MESTRADOS VAGAS
Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes 5 vagas
Mestrado em Eng.ª Eletrotécnica - Área de Especialização em Automação e Comunicações em Sistemas de Energia 3 vagas
Mestrado em Eng.ª Eletrotécnica - Área de Especialização em Automação e Comunicações em Sistemas Industriais 4 vagas
Mestrado em Eng.ª Mecânica - Área de Especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos 3 vagas
Mestrado em Eng.ª Mecânica - Área de Especialização em Projeto, instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos 5 vagas
Mestrado em Eng.ª Química e Biológica 16 vagas
Mestrado em Eng.ª Informática - Área de Especialização em Analise Inteligente de Dados 8 vagas
Mestrado em Eng.ª Informática - Área de especialização em Engenharia de Software 4 vagas

 


 

Editais | Edições 2022 - 2024
Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica
Mestrado em Engenharia e Gestão de Ativos Físicos *
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial *
Mestrado em Engenharia Informática
Mestrado em Engenharia Mecânica
Mestrado em Engenharia Química e Biológica

 

* DESPACHO_Aumento de vagas MEGI e MEGAF                                                                                         publicado 26.09.2022
Comissões Coordenadoras Mestrados - Of-CTC Nº363/2022_07.11.2022                                                   publicado 23.11.2022

 

 

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao mestrado:
  1. Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas científicas mencionadas no Anexo II correspondentes ao mestrado a que o candidato concorre;

  2. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas mencionadas no Anexo II correspondentes ao mestrado a que o candidato concorre, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

  3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, em como satisfaz os objetivos do grau de Licenciado nas áreas mencionadas no Anexo II correspondentes ao mestrado a que o candidato concorre, ou em áreas afins da Ciência e da Tecnologia;

  4. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

 

ANEXO II

Áreas Cientificas de Acesso aos Mestrados

Designação do Mestrado

Áreas Científicas

Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana

Engenharia Civil, ou em áreas afins de ciência e tecnologia;

Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Engenharia e Gestão Industrial, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electromecânica

Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electrotécnica - Especialização em Sistemas Industriais

Engenharia Eletrotécnica, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Electrotécnica - Especialização em Sistemas de Energia e Automação

Engenharia Eletrotécnica, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Mecânica -Especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos

Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Mecânica - Especialização em Projecto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos

Engenharia Mecânica ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Química e Biológica

Engenharia Química, Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente, ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Informática - Especialização em Desenvolvimento de Software

Engenharia Informática ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Engenharia Informática - Especialização em Tecnologias da informação e do conhecimento

Engenharia Informática ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

Mestrado em Instrumentação Biomédica

Engenharia Biomédica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Física ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;

 

 

Prazos - Ano Letivo 2022/2023

 

4ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura até 23.outubro.2022
Validação das candidaturas pelos serviços até 24.outubro.2022
Disponibilização da lista de seriação provisória até 26.outubro.2022
Reclamações até 27.outubro.2022
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva até 28.outubro.2022
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 28.outubro.2022 a 04.novembro.2022

 


 

1ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura 01 de abril até 15 de maio 2022
Validação das candidaturas pelos serviços até 18 de maio de 2022
Disponibilização da lista de seriação provisória 24 de maio de 2022
Reclamações até 3 de junho de 2022
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva 13 de junho de 2022
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 14 a 17 de junho 2022

 

2ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura de 16 de maio a 17 de julho 2022
Validação das candidaturas pelos serviços até 19 de julho de 2022
Disponibilização da lista de seriação provisória 25 de julho de 2022
Reclamações até 27 de julho de 2022
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva 29 de julho de 2022
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 1 a 5 de agosto 2022

 

3ª Fase
Ação Prazos
Apresentação da candidatura de 18 de julho a 18 de setembro 2022
Validação das candidaturas pelos serviços até 20 de setembro de 2022
Disponibilização da lista de seriação provisória 26 de setembro de 2022
Reclamações até 28 de setembro de 2022
Decisão sobre reclamações/lista de seriação definitiva 30 de setembro de 2022
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados de 3 a 7 de outubro 2022

 

 

Nota(s):
(1) Verificar-se-á a realização de uma 4ª fase (em calendário a definir posteriormente), caso as vagas a concurso não sejam todas preenchidas nas fases anteriores;
(2) A validação da(s) candidatura(s) implica a verificação pelos Serviços da informação exigida pela entidade financiadora (cartão de cidadão; certificado de habilitações; curriculum vitae);
(3) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código de Procedimento Administrativo; 

Candidaturas

Manual de candidatura

 

As candidaturas ao mestrado são efetuadas on-line em https://inforestudante.ipc.pt, acompanhada da digitalização dos seguintes documentos:

  • Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português /espanhol /francês /inglês);

  • Curriculum vitae e documentos comprovativos dos elementos nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada;

  • *Bilhete de Identidade, ou do *cartão de cidadão, ou *passaporte.

  • *Cartão de contribuinte ou do *cartão de cidadão.

 

*Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC.

Caso não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.

 

NOTA:

Os candidatos a mestrados provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar em cada item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

 

 

 

Taxas e Propinas

São devidos os seguintes emolumentos:

Taxa de candidatura: 75€ 

Nota importante: ver Tabela de Emolumentos:

1 ) Ficam isentos os estudantes que:

- tenham concluído uma licenciatura no IPC, caso se estejam a candidatar a um mestrado ou atuais estudantes matriculados numa UOE do IPC, candidatos ao abrigo da alínea d) do artigo 7.º do Regulamento Académico do 2° Ciclo de Estudos do IPC.

Taxa de matrícula/inscrição: 75€

Propina Anual: 1.050€ / Ano letivo * Sujeita a aprovação do Conselho Geral do IPC

Vagas e Regime de Funcionamento

Informação sobre vagas, disponível nos respetivos Editais de cada um dos mestrados do ISEC (Edição 2022/2024).

 

Editais | Edições 2022 - 2024
Mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica
Mestrado em Engenharia e Gestão de Ativos Físicos *
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial *
Mestrado em Engenharia Informática
Mestrado em Engenharia Mecânica
Mestrado em Engenharia Química e Biológica

 

 * DESPACHO_Aumento de vagas MEGI e MEGAF                                                                                               publicado 26.09.2022

 

Resultados

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

Inscrições / Matrículas - Prazos

Inscrições/Matrículas - Online

Manual Matrícula/Inscrição

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao dia 30 de dezembro de 2021.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.


 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201