Reingresso


REINGRESSO - Cursos de Licenciatura

Apresentação

«Reingresso» é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Podem requerer reingresso os estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não tenham estado inscritos nesse par instituição/curso no ano letivo anterior aquele em que pretendem reingressar.

 

Cursos de Licenciatura a que se podem candidatar para o próximo ano letivo:

 

 

 

Documentos para Candidatura

 

  (Manual de Candidatura)

 

  • O candidato terá que juntar à sua candidatura os documentos solicitados na plataforma InforEstudante.

    Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

     

    Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

 

 

Critérios de seriação

Ano letivo 2023-2024

Critérios de desempate aprovados em CTC_5 de junho 2024

Júri

Presidente:

 

Vogais:

  • Maria Margarida Cerdeira Coelho e Silva

  • Ana Carla Vicente Vieira

Despacho SC/251/2024

Despacho SC/155/2024 | Ano Letivo 2024/2025                                                                                               publicado a 23.04.2024

 

Emolumentos

Calendário / Prazos

Candidaturas para o ano letivo 2025-2026

Despacho

 

AÇÕES PRAZOS
Apresentação das candidaturas nas UOE do IPC  De 01 de julho a 31 de agosto de 2025
Disponibilização das listas seriadas provisórias com o resultado das candidaturas e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas 05 de setembro de 2025
Apresentação das reclamações dos resultados das candidaturas Até 9 de setembro de 2025
Disponibilização das listas seriadas definitivas aos Serviços Centrais do IPC para homologação Até 11 de setembro de 2025
Disponibilização das listas definitivas homologadas pelo SC/IPC para as UOE 12 de setembro de 2025
Matrícula e inscrição dos candidatos colocados De 13 a 16 de setembro de 2025

NOTA: As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código de Procedimento Administrativo

 

Resultados

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

 

Legislação

Inscrições / Matrículas

Inscrições/Matrículas - Online

Consultar aqui os prazos para matrícula.

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

Como fazer a matrícula/inscrição

Manual de apoio à matrícula/inscrição (PDF)

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao último dia do ano civil.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

 

 

 

 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Assuntos relacionados com a Provedoria do Estudante
provedoria@ipc.pt
Telefone: 239 802 350

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Avaliação Docente
avaliacao.docente@isec.pt

Assuntos relacionados com Gestão de CTeSP
ggctsp@isec.pt
Telefone: 239 790 383/385

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
si@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Alumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
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Outros assuntos
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Telefone : 239 790 200