Titular de Diploma de Especialização Tecnológica


Estudantes a quem se destina o concurso especial

O concurso especial abrange os estudantes que sejam:

  • Titulares de diploma de especialização tecnológica;

E, que cumulativamente:

  • Na realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura de uma instituição de ensino politécnico, incluindo de unidades orgânicas de ensino politécnico integradas em universidades, reúnam as condições fixadas pela instituição;

  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

 

Cursos de Licenciatura a que se podem candidatar para o próximo ano letivo:

Requisitos de Acesso

Podem candidatar-se ao concurso especial os estudantes titulares de diplomas de curso de especialização tecnológica (DET) que cumulativamente:

  • sejam titulares de diploma de curso de especialização tecnológica definido pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição como curso que permite o acesso às licenciaturas; (informação a disponibilizar assim que seja definida)

  • satisfaçam as condições fixadas pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição. (informação a disponibilizar assim que seja definida)

A Classificação Nacional de Áreas de Formação (CNAF) encontra-se regulamentada pela Portaria n.º 256.2005 de 16.03.

 

CONTINGENTES 2024/2025

 

 

 

Calendário/Prazos

Calendário para acesso e ingresso no IPC pelos concursos Especiais

Ano Letivo 2025/2026

Despacho

 

AÇÃO Prazos
1ª FASE 2ª FASE a)
Apresentação das candidaturas na Plataforma de Gestão Académica do IPC De 01 de julho a 31 de agosto de 2025 De 22/09 a 06/10 de 2025
Disponibilização, pelas UOE aos candidatos, das listas seriadas provisórias com o resultado das candidaturas e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas 05 de setembro de 2025 10 de outubro de 2025
Apresentação das reclamações, na Plataforma de Gestão Académica do IPC, aos resultados das candidaturas Até 9 de setembro de 2025 Até 13 de outubro de 2025
Disponibilização pelas UOE das listas seriadas definitivas, aos Serviços Centrais do IPC, para homologação Até 11 de setembro de 2025 Até 14 de outubro de 2025
Disponibilização aos candidatos das listas definitivas homologadas, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC 12 de setembro de 2025 15 de outubro de 2025
Realização da matrícula e inscrição dos candidatos colocados, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC De 13 a 16 de setembro de 2025 De 16 a 20 de outubro de 2025

a) A abertura da 2.ª fase depende da existência de vagas sobrantes da fase anterior.

Candidatura / Documentos

  (Manual de Candidatura)

 

O candidato terá que juntar à sua candidatura os documentos solicitados na plataforma InforEstudante.

Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

 

NOTA:

Os candidatos aos concursos especiais provenientes do ISEC ficam dispensados de entregar os documentos certificativos (emitido pelo serviços do ISEC), devendo para o efeito anexar no respetivo item declaração, devidamente assinada em como cumprem os requisitos necessários à candidatura.

Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

 

 

 

Resultados 

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

Critérios de seriação

> informação para o ano letivo 2024-2025 a disponibilizar brevemente
Ano letivo 2023-2024

 

Júri

Presidente:

 

Vogais:

  • Ana Rosa Pereira Borges

  • Ana Carla Vicente Vieira

Despacho 249 16 julho 2024

Despacho 249 16 julho 2024

 

Despacho SC/153/2024 | Ano Letivo 2024/2025                                                                                               publicado a 23.04.2024

 

Vagas

Vagas para acesso e ingresso no ISEC pelos Concursos Especiais - 2ª fase - 2024.2025

Licenciatura em Bioengenharia (6095400)

CE_CTESP 1.º Ano: 3

CE_CTESP Out. Anos: 3

CE_DET 1.º Ano: 1

CE_DET Out. Anos: 1

M23 1.º Ano: 2

M23 Out. Anos: 2

TOCS 1.º Ano: 1

TOCS Out. Anos: 1

 

Licenciatura em Engenharia Biomédica (6194550)

CE_CTESP 1.º Ano: 6

CE_CTESP Out. Anos: 3

CE_DET 1.º Ano: 1

CE_DET Out. Anos: 1

M23 1.º Ano: 2

M23 Out. Anos: 1

TOCS 1.º Ano: 2

TOCS Out. Anos: 3

 

Licenciatura em Engenharia Civil (6090890)

CE_DET 1.º Ano: 1

CE_DET Out. Anos: 2

M23 1.º Ano: 9

M23 Out. Anos: 2

TOCS 1.º Ano: 1

TOCS Out. Anos: 3

 

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (6091040)

CE_CTESP 1.º Ano: 1

CE_CTESP Out. Anos: 5

M23 1.º Ano: 2

M23 Out. Anos: 5

 

Licenciatura em Engenharia Electromecânica (6091050)

M23 1.º Ano: 2

M23 Out. Anos: 2

 

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (61L2090)

CE_CTESP 1.º Ano: 3

CE_CTESP Out. Anos: 6

M23 1.º Ano: 1

M23 Out. Anos: 2

TOCS 1.º Ano: 1

TOCS Out. Anos: 13

 

Licenciatura em Engenharia Informática (Curso Europeu) (6097700)

M23 1.º Ano: 1

M23 Out. Anos: 1

 

Licenciatura em Engenharia Mecânica (6091230)

CE_CTESP 1.º Ano: 7

CE_CTESP Out. Anos: 5

CE_DET 1.º Ano: 2

CE_DET Out. Anos: 1

M23 1.º Ano: 4

M23 Out. Anos: 2

TOCS 1.º Ano: 2

TOCS Out. Anos: 4

 

Licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades (6091550)

M23 1.º Ano: 2

M23 Out. Anos: 1

TOCS 1.º Ano: 2

TOCS Out. Anos: 3

 

Ano letivo 2024-2025 

Validade do Concurso Especial

Os concursos especiais são realizados para a matrícula e inscrição num ano letivo e são válidos para o ano letivo a que se referem.

Inscrições / Matrículas

Inscrições/Matrículas - Online

Consultar aqui os prazos para matrícula.

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

Como fazer a matrícula/inscrição

Manual de apoio à matrícula/inscrição (PDF)

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão estão disponíveis on-line Vídeos e manuais explicativos do processo de matrícula/inscrição na plataforma de gestão académica NONIO em https://www.ipc.pt/pt/estudar/servicos-academicos.


 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao último dia do ano civil.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

 

 

 

 

Legislação e Regulamentação

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Assuntos relacionados com a Provedoria do Estudante
provedoria@ipc.pt
Telefone: 239 802 350

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Avaliação Docente
avaliacao.docente@isec.pt

Assuntos relacionados com Gestão de CTeSP
ggctsp@isec.pt
Telefone: 239 790 383/385

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
si@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Alumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200