Maiores de 23


Concurso especial para candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos Maiores de 23 anos

O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

  • Sejam maiores de 23 anos;

  • Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;

  • Sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior (Nota: as provas realizadas em anos anteriores são válidas por três anos, incluindo o ano em que foram realizadas, o que significa que essas provas são válidas para efeitos de candidatura.);

  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

 

Cursos de Licenciatura a que se podem candidatar para o próximo ano letivo:

 

 

CTeSP com candidaturas abertas para o ano letivo 2021/2022 (a aguardar pela informação para 2022-2023):

 

 

 

Requisitos de acesso

O concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente:

  • Sejam maiores de 23 anos;

  • Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;

  • Sejam titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas nas Instituições de Ensino Superior;

  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.

 

Informações sobre a inscrição e resultados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos Maiores de 23 anos pode ser consultada aqui.

Calendário/Prazos

Calendário para acesso e ingresso no IPC pelos concursos Especiais

Ano Letivo 2023/2024

Despacho/SC/172/2023

 

AÇÃO Prazos
1ª FASE 2ª FASE a)
Apresentação das candidaturas na Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • De 01 de julho a 31 de agosto de 2023
  • De 02 a 07 de outubro de 2023
Disponibilização, pelas UOE aos candidatos, das listas seriadas provisórias com o resultado das candidaturas e das propostas de indeferimento, devidamente fundamentadas
  • 08 de setembro de 2023
  • 12 de outubro de 2023
Apresentação das reclamações, na Plataforma de Gestão Académica do IPC, aos resultados das candidaturas
  • Até 12 de setembro de 2023
  • Até 17 de outubro de 2023
Disponibilização pelas UOE das listas seriadas definitivas, aos Serviços Centrais do IPC, para homologação
  • Até 14 de setembro de 2023
  • Até 20 de outubro de 2023
Disponibilização aos candidatos das listas definitivas homologadas, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • 15 de setembro de 2023
  • 24 de outubro de 2023
Realização da matrícula e inscrição dos candidatos colocados, através da Plataforma de Gestão Académica do IPC
  • De 16 a 19 setembro de 2023
  • De 25 a 30 de outubro de 2023

a) A abertura da 2.ª fase depende da existência de vagas sobrantes da fase anterior.

Candidatura

  (Manual de Candidatura)

 

Os candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos Maiores de 23 anos realizadas no ISEC, para realizar a candidatura terão de aceder à plataforma das candidaturas e devem agir conforme indicado no Manual de Candidatura.

Nota: as provas realizadas em anos anteriores são válidas por três anos, incluindo o ano em que foram realizadas, o que significa que essas provas são válidas para efeitos de candidatura.

 

Emolumento de candidatura – 75 € (Tabela de Emolumentos do IPC)

 

NOTA:

Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia de candidaturas.

Resultados 

 

Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:

  • Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
  • Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições / Matrículas

Inscrições/Matrículas - Online

 

Consultar aqui os prazos para matrícula.

As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.

Como fazer a matrícula/inscrição

Manual de apoio à matrícula/inscrição (PDF)

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão estão disponíveis on-line Vídeos e manuais explicativos do processo de matrícula/inscrição na plataforma de gestão académica NONIO em https://www.ipc.pt/pt/estudar/servicos-academicos.

 

 IMPORTANTE 

  • Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;

  • Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.

  • Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao último dia do ano civil.

 

Atenção:
  • A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.

  • A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.

  • A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.

 

 

 

 

Critérios de seriação

Ano letivo 2023-2024 

 

 

 

Júri

Informação a disponibilizar brevemente.

Vagas

Informação a disponibilizar brevemente.

 

 

Validade do Concurso Especial

Os concursos especiais são realizados para a matrícula e inscrição num ano letivo e são válidos para o ano letivo a que se referem.

Legislação e Regulamentação

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201