Apresentação de resultados sobre a problemática “Será possível (re)introduzir trutas no Rio Dão?”

GIRP – ISEC

 - Data de Publicação 2025-01-20

A Academi@STEM Mangualde e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apresentaram esta sexta-feira, na praia fluvial de Alcafache, os resultados sobre a possibilidade de (re)introdução de trutas no rio Dão.

Nesta parceria inovadora, que tem como foco a abordagem de uma problemática real e relevante no território de Alcafache como é a possibilidade de reintroduzir a truta, uma espécie que já teve como habitat o rio Dão, procura-se evidenciar através deste projeto prático a relevância do trabalho científico e técnico na resolução de desafios ambientais e sociais. 

Esta iniciativa pioneira em Portugal no âmbito do ensino interdisciplinar e da colaboração entre níveis de ensino distintos, envolve alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde e estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEC.

Este é um projeto liderado pelas docentes Cristina Caridade, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Verónica Pereira, do Politécnico de Viseu, Catarina Machado, Paula Almeida, Fábio Ribeiro e João Fernandes da Academi@ STEM Mangualde, e que realça a importância da interdisciplinaridade na educação e reforça a ligação entre o ensino básico, o ensino superior e as comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento de competências científicas, tecnológicas e sociais de alunos e professores. 

Depois da apresentação dos resultados do estudo, que contou com a presença do Prof. Joaquim Loureiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, do Dr. Rui Costa, Vereador da Educação do Município de Mangualde, em representação do ISEC, Dra Catarina Simões, do Gabinete de Inserção Profissional e Alumni e outros elementos ligados à Academi@ STEM (PRO) e ao executivo do Município de Mangualde, a visita seguiu para a Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, onde foi apresentada a da Academi@ STEM e o CTE de Informática.