Apresentação
De acordo com as mais recentes mudanças tecnológicas, revela-se premente a adoção por parte das empresas e dos profissionais do sector da construção, de ferramentas e procedimentos capazes de dar resposta aos novos desafios que se impõem.
Neste contexto, o BIM - Building Information Modeling - surge como catalisador do novo paradigma de abordagem do trabalho relacionado com a indústria da AEC(o) - Architecture, Engineering, Construction and Owners, ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, desde a fase inicial de conceção, até à sua construção, manutenção e demolição.
O BIM é um percurso unidirecional e incontornável que está a redefinir progressivamente todo o setor da construção, sendo o objetivo deste curso de microcredenciação dotar os alunos de conhecimentos que permitam criar e gerir toda a informação produzida em ambiente colaborativo. Esta metodologia de trabalho integra a visualização, a modelação paramétrica, a produção de desenhos e a gestão de toda a informação armazenada, ao longo do ciclo de vida de um edifício.
A presente microcredenciação tem por objetivo proporcionar os fundamentos para a implementação, para a produção e para a utilização da metodologia de trabalho BIM nas diferentes fases do ciclo de vida de um edifício, procurando satisfazer as principais necessidades identificadas no setor.
OBJETIVOS
A Metodologia BIM – Building information Modeling é um percurso unidirecional e incontornável que está a redefinir progressivamente todo o setor da construção, sendo o objetivo da microcredenciação “Transição para a Metodologia BIM” dotar os alunos de conhecimentos que permitam criar e gerir toda a informação produzida em ambiente digital colaborativo de acordo com este método de trabalho.
O presente curso tem ainda por objetivo proporcionar os fundamentos para implementação e utilização da metodologia BIM nas diferentes fases do ciclo de vida de um edifício, procurando satisfazer as principais necessidades identificadas no setor.
ENQUADRAMENTO
O que é o BIM
Building Information Modeling?
BIM é uma metodologia de trabalho colaborativa que integra a criação e a gestão de informações digitais sobre as características físicas e funcionais de um edifício ao longo do seu ciclo de vida, desde o planeamento e projeto até à construção e manutenção.
Benefícios: Melhoria na coordenação de projetos, maior precisão na construção, redução de custos e tempo, e aumento da eficiência operacional.
Aplicabilidade: Projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção, incluindo edificações e infraestruturas.
Importância na Indústria AEC
Planeamento e Design - Permite visualização tridimensional e simulação antes da construção.
Colaboração - Melhora a comunicação entre todas as partes e intervenientes envolvidos no projeto.
Sustentabilidade - Facilita a análise de eficiência energética e impacto ambiental.
Manutenção - Proporciona um repositório de dados completo para a gestão de instalações após a construção.
Porquê o ISEC?
Carência Regional - Preenchimento de uma lacuna educacional na região centro.
Procura - Crescente necessidade e procura de capacitação nesta área de conhecimento.
Parcerias - Potencial para estabelecer colaborações entre a academia e entidades regionais.
Infraestrutura - Escola equipada com instalações, tecnologia avançada e corpo docente especializado.
Porquê agora?
Nova Legislação - Foi publicado o Decreto-lei nº10/2024 que obriga à submissão de projetos de arquitetura em BIM a partir de 2030.
Antecipar - Importância de preparar os futuros profissionais para as exigências do mercado.
Competitividade - Tornar os profissionais mais competitivos e preparados para desafios futuros.
Sustentabilidade e Inovação - Contribuir para uma construção mais sustentável e inovadora em conformidade com as novas normas e metas estratégicas para a digitalização do setor.
Candidaturas
2ª Fase de Candidatura - até ao dia 20 de agosto 2024 - Edital 2ª fase AQUI
1ª Fase de Candidatura - até ao dia 19 de julho 2024 - Edital 1ª fase AQUI
O candidato terá que juntar à sua candidatura os documentos solicitados na plataforma InforEstudante.
NOTA:
Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.
Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia útil de candidatura das respetivas fases.
Resultados
Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:
- Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
- Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.