Mestrado em Engenharia Eletrotécnica

Apresentação

O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica é um segundo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, direcionando-se quer para profissionais integrados no mercado de trabalho, quer para alunos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos na área da Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletromecânica ou afins, e que pretendam aprofundar os seus conhecimentos, iniciar uma atividade profissional pela via do estágio ou prosseguir os seus estudos.

O mestrado tem por objetivo proporcionar uma formação de elevada qualidade e de perfil profissionalizante na Área da Engenharia Eletrotécnica. Visa a aquisição de competências em áreas fundamentais para o desenvolvimento nacional, para a criação de conhecimento aplicado e a produção de riqueza na indústria e nas organizações. A sua estrutura e funcionamento permitem a aquisição de competências de acordo com a Lei Portuguesa e o Processo de Bolonha, assim como com as recomendações das ordens profissionais, nacionais e internacionais. 

O mestrado integra cientifica e profissionalmente as áreas dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações, permitindo a aquisição de competências nestas áreas consideradas fundamentais no Espaço Europeu de Ensino Superior. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular.

O mestrado integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares correspondente a 55% (66 ECTS) do total de créditos (120 ECTS), e um estágio de natureza profissional ou um projeto original ou uma dissertação num tema de relevância industrial, a que corresponde 45% (54 ECTS) do total. A conclusão do curso de especialização confere um Diploma de Especialização.
O mestrado permite a frequência das suas unidades curriculares em regime pós-laboral e em regime de unidades curriculares isoladas sem candidatura prévia ao mestrado, podendo assim acolher profissionais integrados no mercado de trabalho que procurem valorizar-se profissionalmente adquirindo novos conhecimentos e competências, incluindo os profissionais de outras áreas que pretendam complementar a sua formação na área do mestrado.

Consultar!

Acreditação e Registo

N.º do Processo:  ACEF/1819/0212077

Grau:  Mestre

ECTS:  120,0

Decisão:  Acreditado

Número de Anos de Acreditação:  6

Data da Publicação:  20-05-2020

A3ES - Informação detalhada

Relatório de Autoavaliação

 

Regime de Acesso

O acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica está sujeito a um concurso cujas regras são definidas num edital publicado para cada edição do mestrado.

Candidaturas consultar informação aqui.

 

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes de forma generalizada em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Existe assim uma necessidade crescente de profissionais que concebam, projetem, mantenham e atualizem estes sistemas de elevada complexidade, que incluam independentemente ou de forma integrada estas três áreas base.

As principais saídas profissionais são:

  • Empresas de produção, distribuição, instalação e gestão de energia elétrica, incluindo energias renováveis e veículos elétricos
  • Projeto, operação e manutenção de instalações elétricas e de automação em edifícios
  • Empresas de desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas de automação na indústria e nas organizações
  • Indústria extratora e transformadora 
  • Empresas de transportes e logística
  • Gabinetes de projetos e consultadoria 
  • Instituições públicas e privadas incluindo hospitais e instituições de ensino
  • Serviços da administração pública central e local 
  • Prosseguimento de estudos

Dados de Empregabilidade e Outros

 

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes de forma generalizada em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Existe assim uma necessidade crescente de profissionais que concebam, projetem, mantenham e atualizem estes sistemas de elevada complexidade. Neste contexto, o mestrado em Engenharia Eletrotécnica oferece dois perfis de competências associados a duas áreas de especialização.

A Área de Especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” integra as áreas base dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações num perfil de intervenção nos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica, com capacidade para análise e projeto de soluções nas áreas da energia elétrica, das energias renováveis e do impacto ambiental da produção, transporte e utilização da energia, incluindo os mercados de energia e os veículos elétricos.

A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular. Este perfil inclui formação nas áreas dos sistemas robóticos, da integração de sistemas industriais, das comunicações sem fios e mobilidade, do desenvolvimento de aplicações de sistemas de visão e multimédia e das tecnologias envolvidas no projeto e construção de edifícios inteligentes, incluindo a domótica.
Ambos os perfis incluem formação e competências gerais comuns em matemática aplicada à engenharia, sistemas de automação e controlo, sistemas de informação aplicados, automação de edifícios e domótica e gestão de empresas.

O perfil profissionalizante é suportado por uma forte componente em ciências da especialidade, conjugada com um estágio de natureza profissional em contexto de trabalho, ou com um projeto ou uma dissertação, orientados para necessidades industriais. Reforçam este perfil uma elevada percentagem de horas do tipo prática-laboratorial e a organização de seminários sobre temas especializados.
Pretende-se assim formar profissionais com elevadas competências técnicas e científicas para o exercício da atividade profissional, dominando a aplicação de práticas avançadas e atuais, e detendo uma consciência ética que lhes permita orientar a sua conduta profissional no sentido do rigor e da excelência. O mestrado promove a aprendizagem ao longo da vida e o prosseguimento de estudos como forma de enfrentar novos desafios e estimula o desenvolvimento da capacidade de investigação aplicada em colaboração com parceiros industriais, e numa perspetiva de transferência de conhecimento bidirecional direcionada para o desenvolvimento integrado da industria e da sociedade.

Plano Curricular

1.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
NormalComunicações Industriais e EmpresariaisS16
NormalEdifícios Inteligentes e DomóticaS16
NormalMatemática Aplicada à EngenhariaS16
NormalSistemas de Automação e ControloS16
NormalSistemas de Informação AplicadosS16
OpçãoMercados de EnergiaS26
OpçãoGestão Ambiental e Desenvolvimento SustentávelS26
OpçãoTração e Veículos ElétricosS26
OpçãoSupervisão e Controlo de Sistemas de EnergiaS26
OpçãoEnergias RenováveisS26
OpçãoVisão e MultimédiaS26
OpçãoComunicações Sem Fios e MobilidadeS26
OpçãoAplicações de Máquinas ElétricasS26
OpçãoSistemas Industriais DistribuídosS26
OpçãoSistemas RobóticosS26
2.º Ano
TipoUnidade CurricularSemestreECTSFUC
OpçãoDissertaçãoA54
OpçãoEstágioA54
OpçãoProjetoA54
NormalGestão de EmpresasT16

Comissão Coordenadora

Presidente:

 

Vogais:

Inácio Sousa Adelino da Fonseca
  inacio@isec.pt

Adelino Jorge Coelho Pereira
  ajcp@isec.pt

 

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Assuntos relacionados com a Provedoria do Estudante
provedoria@ipc.pt
Telefone: 239 802 350

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Avaliação Docente
avaliacao.docente@isec.pt

Assuntos relacionados com Gestão de CTeSP
ggctsp@isec.pt
Telefone: 239 790 383/385

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
si@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Alumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200