Apresentação
Concurso de Acesso aos CTeSP
Um CTeSP é um ciclo de estudos superior, não conferente de grau académico, com uma duração de 2 anos, com 120 ECTS (créditos atribuídos no âmbito do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos), cuja conclusão, com aproveitamento, conduz à atribuição de um Diploma de Técnico Superior Profissional. Encontra-se regulamentado através do Decreto – Lei nº 63/2016, de 13 de Novembro.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se aos CTeSP do ISEC:
Os indivíduos que reúnam as condições de acesso fixadas no artigo 40.º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto que se encontram especificadas nas alíneas a) a c), seguintes, e satisfaçam, cumulativamente, as condições de ingresso definidas numa das alíneas d) ou e) seguintes.
a) Ser titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Com aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março e do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho;
c) Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
d) Para os efeitos do previsto no artigo 40.º-F do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, a aceitação de candidatura de titulares de habilitações a que se refere o pontos 1 – alínea a) do artigo 40.º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, com menção na alínea a) do número 3 do presente Edital, está condicionada à aprovação em disciplina de Matemática do 10.º e 11º ano ou equivalentes conteúdos modulares de tipologia B ministrados em cursos especificados nas alíneas b), c), d), e) e f) do artigo 6º do Decreto- Lei nº 139/2012, de 5 de junho, sendo que no caso da alínea d) é exigido o aproveitamento nas unidades disciplinares de matemáticas dos 10º, 11º e 12º ano de cursos profissionais.
e) Para os efeitos do previsto artigo 40.º-F do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, a aceitação de candidatura de titulares de habilitações a que se refere o ponto 2 do artigo 40.º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, com menção na alínea c) do número 3 do presente Edital, está condicionada à aprovação em disciplina de Matemática com conteúdos idênticos aos definidos no ponto 4 deste Edital ou à aprovação em unidade curricular de Matemática, Análise Matemática ou equivalente, integrada em Curso de Especialização Tecnológico, Curso Técnico Superior Profissional ou Curso de Ensino Superior de que seja titular, desde que o nível de conhecimentos seja igual ou superior às exigências definidas para os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
f) Cada candidato pode efetuar a sua candidatura a um máximo de 3 CTeSP. A apresentação de candidaturas poderá ocorrer em qualquer das Fases do concurso desde que existam vagas para preencher.
Prazos
Ano letivo 2023-2024
Despacho/SC/58/2023
1ª Fase
Apresentação da candidatura |
de 15 de junho a 03 de setembro de 2023 |
Validação das candidaturas pelos Serviços |
06 de setembro de 2023 |
Decisão sobre os CTeSP que irão funcionar no ano letivo |
até 07 de setembro de 2023 |
Disponibilização de lista de seriação provisória |
11 de setembro de 2023 |
Reclamações |
até 13 de setembro de 2023 |
Decisão sobre reclamações / lista de seriação definitiva |
15 de setembro de 2023 |
Matrícula e inscrição de candidatos colocados |
de 16 a 19 de setembro de 2023 |
2ª Fase
Apresentação da candidatura |
de 16 a 24 de setembro de 2023 |
Validação da candidatura pelos Serviços |
25 de setembro de 2023 |
Disponibilização de lista de seriação provisória |
26 de setembro de 2023 |
Reclamações |
até 28 de setembro de 2023 |
Decisão sobre reclamações / lista de seriação definitiva |
29 de setembro de 2023 |
Matrícula e inscrição de candidatos colocados |
de 30 de setembro a 03 de outubro de 2023 |
3ª Fase
Apresentação da candidatura |
de 30 de setembro a 08 de outubro de 2023 |
Validação da candidatura pelos Serviços |
09 de outubro de 2023 |
Disponibilização de lista de seriação provisória |
11 de outubro de 2023 |
Reclamações |
até 12 de outubro de 2023 |
Decisão sobre reclamações / lista de seriação definitiva |
13 de outubro de 2023 |
Matrícula e inscrição de candidatos colocados |
de 14 a 16 de outubro de 2023 |
Notas(s):
(1) A validação da(s) candidatura(s) implica a verificação pelos Serviços da informação exigida pela entidade financiadora (cartão de cidadão; certificado de habilitações; curriculum vitae);
(2) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código de Procedimento Administrativo.
Candidaturas
Formalização da candidatura e documentação necessária:
A candidatura será feita on-line (https://inforestudante.ipc.pt) através do preenchimento da candidatura em plataforma destinada para o efeito, acompanhada da digitalização dos seguintes documentos:
- Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português /espanhol /francês /inglês);
- Documentos comprovativos de obtenção de aprovação em disciplinas, com as respetivas classificações, referente a uma, e apenas a uma, das seguintes 3 alternativas:
-
Matemática A ou Matemática B dos 10.º, 11.º e 12.º ano ou Matemática A ou Matemática B dos 10.º e 11.º ano, de curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, de áreas científico-humanísticas de ciência e tecnologia, com enquadramento nos grupos “4-Ciências, matemática e informática” ou “5-Engenharia, indústrias transformadoras e construção”, definidos no quadro sinóptico de classificação das áreas de educação e formação, constante da Portaria 256/2005, de 16 de março.
-
Matemática, com mínimo de 180 horas, integrante da componente de formação científica de um curso profissional ou vocacional, referente aos 10.º, 11.º e 12.º ano.
-
Matemática de outro curso ou diploma com base no qual o candidato efetuou a formalização da candidatura, com mínimo de 180 horas, ou, Matemática ou Análise Matemática de nível igual ou superior à Matemática A ou Matemática B do 10.º e do 11.º ano de quaisquer outros cursos.
Para as 2 últimas alternativas, quando se trate de um curso profissional ou de um curso vocacional em que a designação das disciplinas não coincide com Matemática é condição de aceitação da candidatura que o candidato faça prova de quais as disciplinas, da Componente de Formação Científica, às quais a entidade emissora do documento atribui equivalência à Matemática do 10.º, do 11º e do 12.º ano de um curso profissional ou vocacional, com descriminação dos conteúdos curriculares e modulares de tipologia B e da respetiva carga horária (mínimo 180 horas), no mínimo equivalentes à Matemática B do 10.º e 11.º anos de cursos de ciências e tecnologias, com as respetivas classificações;
- Curriculum vitae e documentos comprovativos dos elementos nele constantes, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada;
- Bilhete de Identidade, ou cartão de cidadão, ou passaporte (Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.);
- Cartão de contribuinte ou Cartão de cidadão (Terá de escrever no documento/digitalização, que esta entrega apenas se destina para efeitos de candidatura/matricula no ISEC. Caso o candidato não pretenda anexar a informação deverá entrar em contacto com os serviços.).
Exclusão da candidatura:
i. Os requerentes que prestem falsas declarações são excluídos do processo de candidatura, em qualquer momento do mesmo, não podendo matricular-se e/ou inscrever-se no ano letivo de 2021-2022 nos cursos do ISEC.
ii. São excluídas as candidaturas que não venham acompanhadas da totalidade da documentação necessária à completa instrução do processo. Não serão aceites documentos entregues fora do prazo de candidatura.
iii. São ainda excluídos os candidatos que se enquadrem na alínea f) do ponto A – Habilitações e não demonstrem evidências de que obtiveram aprovação em disciplina de Matemática, com conteúdos modulares de tipologia B, no mínimo equivalentes à Matemática B do 10.º e 11.º ano de cursos de ciências e tecnologias e com uma carga horária não inferior a 180 horas.
iv. São apenas consideradas candidaturas com emolumento pago até ultimo dia de candidatura das respetivas fases.
NOTA:
Para instrução do processo é suficiente a simples fotocópia de documentos autênticos ou autenticados, sem prejuízo de poder vir a ser exigida a exibição do original ou documento autenticado, nos termos do artigo 32º do DL 135/99, de 22 de Abril, na redação que lhe foi dada pelo DL 29/2000, de 13 de Março.
Só serão consideradas as candidaturas com emolumento pago até ao último dia útil de candidatura das respetivas fases.
Critérios de Seleção
A seriação dos candidatos ao ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico de Coimbra – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, é feita mediante a ordenação descendente dos valores arredondados às centésimas, resultantes da aplicação da seguinte fórmula:
CF = 0,50 A + 0,20 B + 0,15 C + 0,05 D + 0,10 E
em que:
CF – Classificação final obtida na escala de [0 a 20] valores;
A – Classificação atribuída pelo júri, definida na escala de [0 a 20] valores, que quantifica as habilitações académicas do candidato;
B – Classificação atribuída pelo júri, definida na escala de [0 a 20] valores, que quantifica a classificação obtida na anterior formação académica do candidato;
C – Classificação atribuída pelo júri, definida na escala de [0 a 20] valores, que quantifica o exercício de atividades profissionais, técnicas ou científicas do candidato;
D – Classificação arredondada às décimas e expressa numa escala de 0 a 20 valores, na disciplina de Matemática do 12.º ano, na Matemática do 10.º e do 11.º ano, ou em disciplina de Matemática ou Análise Matemática integrada em plano curricular de um curso de especialização tecnológica, ou de um curso técnico superior profissional ou de um curso de ensino superior de que seja titular;
E – Média das classificações por região de residência e avaliação do Curriculum Vitae, definida na escala de [0 a 20] valores.
Vagas e Regime de Funcionamento
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) poderão funcionar em regime Diurno ou Misto.
VAGAS* ctesp 2ª Fase . Ano Letivo 2022/2023
Curso
|
Vagas 2ªFase
|
CTeSP de Análises Químicas e Biológicas
|
8
|
CTeSP de Automação, Robótica e Manutenção Industrial
|
3
|
CTeSP de Construção Civil e Obras Públicas
|
20
|
CTeSP de Instrumentação Biomédica
|
20
|
CTeSP de Manutenção Eletromecânica (Coimbra)
|
4
|
CTeSP de Manutenção Eletromecânica (Figueira da Foz)
|
24
|
CTeSP de Proteção Civil
|
25
|
CTeSP de Tecnologia e Gestão Automóvel
|
10
|
* Informação atualizada a 27.09.2022 - alunos não matriculados
Resultados
Para consultar o resultado da candidatura na Lista de Seriação (disponibilizadas conforme previsto em edital/despacho) deve:
- Aceder à sua área pessoal no InforEstudante;
- Candidaturas --> Cursos --> Escolher o regime/curso a que se candidatou --> Detalhes --> Listas de Seriação --> Mais informação.
Inscrições / Matrículas - Prazos
Inscrições/Matrículas - Online
As matrículas irão ser realizadas online através da plataforma https://inforestudante.ipc.pt.
IMPORTANTE
-
Ao entrar com os seus dados de acesso na plataforma online, o candidato está a realizar uma intenção de matrícula;
-
Para ter acesso à matrícula e inscrição em unidades curriculares, o candidato tem que realizar de imediato o pagamento dos valores gerados pelo sistema (taxa de matrícula e 1.ª prestação da propina). - Situações excecionais deverão contactar o Serviço de Tesouraria.
-
Após a finalização do processo de matrícula/inscrição, para ter acesso ao comprovativo de matrícula, o aluno terá de fazer prova de vida. A prova de vida terá de ser efetuada presencialmente no Serviço de Gestão Académica e Pedagógica, através da apresentação do cartão de cidadão (ou passaporte, caso o aluno não tenha nacionalidade portuguesa) e boletim de vacinas com a vacina do tétano válida, até ao dia 31 de dezembro de 2022.
Atenção:
-
A não realização da inscrição e matrícula por parte candidato colocado nos prazos definidos, implica que o candidato perde a vaga e o direito à inscrição e matricula.
-
A inscrição e matrícula no curso é sujeita ao pagamento da taxa de inscrição e matrícula, cujos valores constam da tabela de emolumentos.
-
A propina é anual (consultar o Edital do curso), aplicando-se nesta matéria o Regulamento de Propinas do IPC.
Legislação e Regulamentação
Os CTeSP ministrados no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, estão suportados pela seguinte legislação:
Constituição do Júri de seleção, classificação e seriação de candidatos ao concurso de acesso aos
CTeSP do ISEC (ano letivo 2022/2023)
|
Designação do CTeSP |
Júri |
Efetivos |
Suplentes |
Tecnologia e Gestão Automóvel |
António Santos Simões (Presidente)
António Manuel Ferreira Simões de Almeida
Maria Dolores Dores Ramos franco Moreira
José Manuel Fernandes Silva
João Paulo Morais Ferreira
|
Mª Emília de Oliveira Santos Costa Bigotte de Almeida
Frederico Miguel do Céu Marques dos Santos
|
Manutenção Eletromecânica |
Automação, Robótica e Manutenção Industrial |
Instrumentação Biomédica |
Análises Químicas e Biológicas |
Proteção Civil |
Construção Civil e Obras Públicas |
Reabilitação Sustentável em Edifícios |