Pós-Graduação em Sistemas Avançados de Gestão da Saúde

Apresentação

Curso avançado destinado a profissionais de saúde, focando os desafios e oportunidades oferecidos pela disseminação de novas tecnologias .

O uso massivo de dados (big data), o aparecimento de tecnologias como métodos de aprendizagem profunda (deep learning), a generalização de tecnologias de comunicação à distância (telehealth, realidade virtual e aumentada, etc.) colocam desafios e oportunidades aos administradores, engenheiros hospitalares, médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde.

Neste curso abordam-se temas como:

- gestão do ciclo de vida dos dados;
- análise de dados, usando as técnicas mais modernas de inteligência artificial;
- registo eletrónico de saúde, clinical pathways e modelação de processos;
- sistemas de apoio à decisão;
- governação de dados, normas aplicáveis e interoperabilidade de sistemas;
- gestão do ciclo de vida dos ativos físicos.

 

O curso encontra-se estruturado de acordo com o European Credit Transfer System (ECTS) e as suas unidades curriculares são creditáveis em cursos superiores de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento de instituições do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES).

 

Objetivos
  • Contribuir para facilitar a adoção de novas tecnologias no setor da saúde;
  • Alertar para a importância do correto armazenamento, tratamento e uso de dados, gerir ciclos de vida dos dados e extrair dos dados informação útil;
  • Refletir sobre a importância de normas e standards no tratamento de dados em saúde, garantindo a interoperabilidade de sistemas;
  • Promover boas práticas na gestão de ativos físicos.

 

A quem se destina
  • Administradores e gestores de sistemas de informação clínica;
  • Engenheiros hospitalares;
  • Diretores e Técnicos de sistemas de informação;
  • Diretores clínicos, Médicos e Enfermeiros com funções de gestão e governação de dados;
  • Farmacêuticos;
  • Outros profissionais de saúde.

 

Funcionamento

O curso funciona em b-learning, com sessões presenciais e uso de meios telemáticos.
Parte das sessões estão previstas para decorrer à distância, usando plataformas de video-conferência e outros meios telemáticos de apoio à formação.
Algumas sessões, designadamente envolvendo palestras e apresentações, estão previstas para funcionar presencialmente, no ISEC ou outros locais a designar.

Curso com 10 unidades curriculares, para um total de 300 horas de contacto e 60 ECTS.

Horário de Funcionamento:
• sexta: 18 – 24 h / sábado: 9 – 13 h

 

Inscrição: aqui

 

Prazos

A divulgar oportunamente.

Candidaturas

 

Podem candidatar-se à Pós-graduação: Titulares de grau Licenciado ou superior

Inscrição: aqui

 

Resultados

 

Os resultados serão divulgados, oportunamente, de acordo com o que será definido no edital.

Matrículas

A divulgar oportunamente.

Emolumentos

 

Taxa de Candidatura: 75€
Taxa de Matrícula: 75€
Propina: 3900€ - desconto de 400€ na primeira edição, bem como sócios das associações protocoladas
                 Pagamento de 980 Euros a realizar no ato da matrícula, o restante em 9 prestações mensais de 280 Euros

Plano de Estudos

 

Curso com 10 unidades curriculares, para um total de 300 horas de contacto e 60 ECTS.


UNIDADE CURRICULAR HORAS
Normas e modelos de registo eletrónico de saúde 30
Arquiteturas e governação de dados 30
Modelação de processos e fluxo de dados 30
Gestão de ativos físicos 30
Gestão do medicamento 30
Telesaúde 30
Inteligência empresarial em saúde 30
Sistemas periciais e de apoio à decisão 30
Metrologia em saúde 30
Modelos de inteligência artificial 30

Corpo Docente

 

        
Carlos Pereira   Conceição Alegre   Fernanda Coutinho   Hugo Raposo
Professor Coordenador    Professor Adjunto   Professor Adjunto   Professor Adjunto
iSEC   Escola Superior de Enfermagem   iSEC   iSEC
             
     
Inês Rodrigues   João Costa   Jorge Barreiros   José Martinho
Professor Coordenador    Professor Adjunto   Professor Adjunto   Professor Adjunto
iSEC   iSEC   iSEC   iSEC
             
     
Mário Macedo   Mateus Mendes   Rui Cruz   Torres Farinha
Comissão Coordenadora    Comissão Coordenadora    Professor Coordenador   Comissão Coordenadora 
Professor Auxiliar   Professor Adjunto   Escola Superior de Tecnologias da Saúde   Professor Coordenador Principal
Universidade Atlântica   iSEC       iSEC
             
           
Vítor Duque            
Prof. Associado e Diretor             
Serviço de Infeto-Contagiosas            
Universidade de Coimbra e CHUC            

 

Contactos

 

pgsaude@isec.pt

Contactos :

Assuntos relacionados com a área Académica
academicos@isec.pt
Telefone : 239 790 280

Assuntos relacionados com a Tesouraria Académica
tesouraria@isec.pt
Telefone : 239 790 269

Assuntos relacionados com Relações Internacionais e a Programas ERASMUS
ri@isec.pt
Telefone : 239 790 206

Assuntos relacionados com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas, Comunicação e Marketing
girp@isec.pt
Telefone : 239 790 295

Assuntos relacionados com a Biblioteca
biblio@isec.pt
Telefone : 239 790 290

Assuntos relacionados com o Apoio ao estudante
Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)
gae.isec@ipc.pt

Gabinete de Psicologia
helena.moura@ipc.pt
Telefone : 239 790 200 - Ext.: 363813

Gabinete da Assistente Social
sofia.cruz@isec.pt
Telefone : 239 790 200 - ext 2960

 

Assuntos relacionados com Recursos Humanos
rh@isec.pt
Telefone : 239 790 273

Assuntos relacionados com Serviços Informáticos e de Gestão da Infraestrutura Tecnológica
sgit@isec.pt
Telefone : 239 790 240

Assuntos relacionados com o Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ)
qualidade@isec.pt
Telefone : 239 790 203

Assuntos relacionados com o expediente
expediente@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Outros assuntos
secretariado@isec.pt
Telefone : 239 790 200

Assuntos relacionados com o Gabinete de inserção Profissional e Allumni (GIPA)
gipa@isec.pt
Telefone : 239 790 370

Assuntos relacionados com os serviços de Manutenção
gtmi@isec.pt
Telefone : 239 790 250 ou 239 790 201