Apresentação
O curso de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) foi criado no ano letivo de 1974/75.
No início dos anos 2000, a estrutura e a organização da formação superior em Engenharia Civil do ISEC permitiram verificar que o seu formato bietápico apresentou, do ponto de vista da formação técnica do engenheiro civil, algumas virtualidades importantes, refletidas sobretudo ao nível da evolução do processo de aquisição de conhecimentos. Este, por ser gradual e faseado, permitiu dar resposta às reais necessidades profissionais dos formandos, adaptar-se às suas aptidões particulares ou, mais simplesmente, estar de acordo com as suas próprias referências.
A transição das licenciaturas do modelo pré-Bolonha para o modelo pós-Bolonha representou uma transformação significativa no panorada do ensino superior em Portugal e na Europa. Essa mudança foi motivada pela implementação do Processo de Bolonha, uma iniciativa lançada em 1999 por diversos países europeus com o objetivo de harmonizar os sistemas de ensino superior, promovendo a mobilidade dos estudantes e trabalhadores, bem como a competitividade global das instituições europeias.
Assim, a licenciatura em Engenharia Civil, com a duração de três anos, ao apostar fortemente numa formação básica essencial, cria os alicerces do "saber fazer", produzindo um esqueleto generalista e de grande abrangência científica. Deste modo, a licenciatura não só habilita o aluno ao exercício prático da atividade profissional, com um garantido nível de competência técnica, como também possibilita o posterior desenvolvimento formativo, qualquer que seja a orientação pretendida. É de salientar que o grau de licenciatura confere especial aptidão para a progressão em carreiras com forte componente no campo da aplicação prática dos conhecimentos técnicos, como ficou demonstrado pelo sucesso alcançado por muitos dos formandos que frequentaram alguns cursos ministrados no passado por esta escola.
A qualidade da formação ministrada tem sido reconhecida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em todos os momentos de avaliação/acreditação de ciclos de estudo em funcionamento. O reconhecimento profissional do curso, que permite o exercício da profissão de engenheiro civil pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos demosntra, igualmente, a excelência da formação ministrada ao longo dos três anos de formação da licenciatura em Engenharia Civil. O atual plano curricular permite aos recém-formados optar pela continuidade em estudos avançados, designadamente mestrados e doutoramento, ou ingressar diretamente no mercado de trabalho. Não menos importante, os conteúdos programáticos abordados fornecem bases sólidas para a frequência de formações técnicas obrigatórias para o desempenho de determinadas funções no âmbito da engenharia civil.
Continuando a engenharia civil a ser um pilar base de muitos setores da economia nacional com maior dinamismo, a formação de "banda larga" do curso de licenciatura em Engenharia Civil, associada à sua robusta componente prática/laboratorial, abre aos seus diplomados perspetivas de um futuro auspicioso em termos profissionais. Além da construção e reabilitação de edifícios, e outras estruturas erigidas pela humanidade, os engenheiros civis participam de forma decisiva no desenvolvimento de infraestruturas que permitem o uso eficiente da água, da mobilidade dos cidadões, mercadorias e o planeamento e gestão dos espaços urbanos.
Objectivos
O curso de Licenciatura em Engenharia Civil tem como principal finalidade a formação de técnicos superiores, com competências na área da execução, gestão e projecto de obras (construção civil e obras públicas).
Acreditação e Registo
N.º do Processo: ACEF/1718/0112022
Grau: Licenciado
ECTS: 180,0
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 23-05-2019
A3ES - Informação detalhada
Relatório de Autoavaliação
Saídas Profissionais
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Gabinetes de Estudos e Projetos / Consultadoria
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Empresas de Construção Civil e Obras Públicas
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Quadros Técnicos Superiores da Administração Pública
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Direção / Fiscalização de obras
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Empresas de gestão e manutenção de infraestruturas
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Indústrias associadas à fileira da construção
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Instituições de Ensino e/ou Investigação
Dados de Empregabilidade e Outros
Perfil e Competências
O curso de Licenciatura em Engenharia Civil prepara os seus alunos para a profissão de Engenheiro, na sua área específica. O plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil permite aos alunos desenvolver e demonstrar conhecimento nas seguintes áreas: 1. Matemática e Física elementares; 2. Conceitos fundamentais da Engenharia Civil; 3. Técnicas de gestão relevantes para a profissão de Engenheiro; 4. Responsabilidades profissionais e éticas do Engenheiro; 5. Impacto das soluções de engenharia num contexto global.
Este curso promove também o desenvolvimento das seguintes competências:
1. Intelectuais – os alunos adquirem competências para analisar e resolver problemas de engenharia, dimensionar sistemas e aplicar juízos de carácter profissional para equilibrar riscos, custos, benefícios e impacto das suas opções;
2. Práticas – os alunos adquirem capacidades para planear e executar em segurança uma série de experiências, executar desenhos técnicos, preparar relatórios e utilizar recursos informáticos;
3. Genéricas – os alunos aprendem a comunicar, interpretar desenhos e esquemas, trabalhar como membro de equipas, utilizar tecnologias de informação e comunicação e aprender de forma independente, com o objetivo de progredir profissionalmente na sua carreira, num contexto global.
Coordenador da Comissão Pedagógica
Luis Manuel Araújo Santos
dc-lec@isec.pt
Competências
- Representar o curso;
- Zelar pelo funcionamento regular do curso;
- Assegurar a coordenação e a qualidade pedagógica do curso;
- Coordenar a realização dos estágios do curso, se existirem;
- Coordenar as visitas de estudo e outras atividades do curso;
- Coordenar a realização da avaliação interna anual do curso;
- Coordenar os processos de avaliação do curso;
- Apresentar aos departamentos as necessidades logísticas;
- Apoiar a integração dos novos alunos no curso;
- Presidir à comissão de curso e implementar as decisões aí tomadas.
Comissões de curso
As comissões de curso são órgãos dos cursos de licenciatura que funcionam em articulação com o Conselho Pedagógico, com os órgãos dos departamentos e com as comissões científicas a que estão ligados.
Competências
- Eleger o diretor de curso;
- Eleger os restantes representantes do curso no Conselho Pedagógico, por corpos;
- Dar parecer sobre todas as matérias referentes ao curso que lhe sejam colocadas por outros órgãos da escola ou por elementos individuais de qualquer corpo;
- Apresentar propostas para o plano de atividades dos departamentos a que estão ligados;
- Propor medidas que assegurem o regular funcionamento do curso;
- Propor o calendário de avaliação das unidades curriculares do curso;
- Apresentar propostas e dar parecer sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação;
- Propor alterações curriculares ao curso;
- Dar parecer sobre a avaliação interna anual do curso;
- Dar parecer sobre os processos de avaliação do curso;
- Propor a realização de conferências, seminários e outras atividades de interesse científico e pedagógico;
- Propor ações de formação;
- Propor intercâmbios com outras instituições nacionais e estrangeiras;
- Apresentar propostas sobre as regras de acesso, matrícula, inscrição, reingresso, transferência e mudança de curso.